Skip to content

digital-guard/preserv-BR

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

preserv-BR

Preservação digital de dados primários do Brasil, no escopo do Projeto Digital-Guard e seus projetos-patrocinadores: AddressForAll, OSM-codes e outros.

Organização territorial e seus geocódigos

Os registros de controle da preservação são baseados em códigos e identificadores persistentes, atribuídos oficialmente pela ISO e outras iniciativas internacionais. Ao Brasil foram atribuídos: no contexto ISO 3166 o geocódigo BR e número 76; na Wikidata o identificador Q155; no OpenStreetMap o identificador de relation 59470.

O território nacional e suas subdivisões adminisrativas representam jurisdições:

  • O país está dividido em 26 Estados federados e 1 Distrito federal (DF), geridos por representantes eleitos democraticamente nos respectivos territórios.
    Os geocódigos das Unidades da Federação (Estados e DF) seguem a convenção registrada pela ISO 3166‑2:BR. O IBGE também fixou geocódigos numéricos. No OpenStreetMap convenciona-se o que a subdivisão por UF corresponde ao nível administrativo 4.

  • Os Estados e o Distrito federal são subdivididos em 5570 municípios, geridos por representantes eleitos democraticamente nos respectivos territórios.
    O IBGE fixou geocódigos numéricos para os municípios, e o LexML fixou convenções para expressar os respectivos nomes de município através de URNs LEX. Quanto à abreviação dos nomes não existem padrões oficiais, adotamos neste projeto as convenções do DER-SP na abreviação de 3 letras, adaptando padrão similar para o restante dos estados. No OpenStreetMap convenciona-se o que os municípios correspondem ao nível administrativo 8.

As jurisdições de comunidades locais recebem atribuições oficiais para a geração e controle de dados. Conforme o escopo da preservação podemos destacar:

  • Quem atribui nomes às ruas e define o sistema de numeração predial é o município.
  • Quem definine e atribui códigos postais é a federação.
  • Quem atribui nomes de vias dentro de grandes lotes é o seu proprietário (parques, condomínios, fazendas, etc.).

Organização deste repositório

Neste git são mantidos apenas metadados, ou seja, descritores das entidades, tais como nomes e geocódigos, enquanto mapas e outros dados, são armazenados externamente por serem muito grandes.

Os metadados foram organizados conforme instruções Preserv, na pasta /data:

  • /data: dados. Na raiz os dados originais de entrada, ou seja, metadados fornecidos para o sistema. Na pasta /data/_out alguns metadados de saída, principalmente comprovantes de integridade e relatórios automáticos de sumarização estatística, gerados pelo sistema.

  • /src: código-fonte dos algoritmos SQL, makefile e outros.

Mais detalhes